A Itália em Disputa

R$80,00

A história narrada neste livro é excepcional. São 35 anos da vida política italiana após o fascismo e a guerra. Instalada a República, veio em seguida a luta pela reconstrução e pela modernização do país. Com o passar dos anos, alteraram-se sobremaneira as estruturas do país e a sociabilidade dos italianos. Essa grande epopeia se fez por meio de uma dinâmica política marcada pelo embate e, ao mesmo tempo, pelo consenso entre a Democracia Cristã e o Partido Comunista, duas forças populares e opostas. O que dava sustentação ao sistema político não era a oposição entre direita e esquerda, mas uma dupla legitimação: o antifascismo, base do “campo” democrático, e o anticomunismo, imprescindível para governar em tempos de Guerra Fria. Vacca analisa a fase ascendente da democracia italiana, da Liberazione à morte de Aldo Moro, para muitos um marco do seu bloqueio e o início do longo declínio. (Alberto Aggio)

Giuseppe Vacca (Bari, 1939) é um dos mais conceituados historiadores de ideias políticas hoje em atividade. Nos anos 1970 e 1980, foi também deputado e dirigente do antigo PCI, sobre cujos papel e limites se debruça no presente estudo. Há muitas décadas tem sido uma das figuras centrais da prestigiosa Fundação Gramsci, em Roma.

Clique, abaixo, na reportagem sobre o lançamento da obra:
Webinar discute livro de Giuseppe Vacca e estudo da política italiana

Disponibilidade: Em estoque

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
Categorias: ,

Editora: ‎ Editora da Unicamp; 1ª edição (14 dezembro 2021)
Idioma: ‎ Português
Capa comum: ‎ 304 páginas
ISBN-10: ‎ 6586253942
ISBN-13: ‎ 978-6586253948
Dimensões: ‎ 16 x 1.5 x 23 cm